Muitos donos de pequenas empresas ou empresas familiares possuem dificuldades no gerenciamento de seus negócios. São questões como problemas na entrega do produto ou serviço, falta de informações sobre clientes e funcionários despreparados. No caso das oficinas mecânicas, os desafios não são diferentes.

Para contornar esses obstáculos, um dos caminhos é a profissionalização da empresa. Nada além do que tornar a gestão menos informal. Trata-se de um passo importante para aumentar a competitividade da organização, diminuir conflitos e facilitar o dia a dia de trabalho.

Por esse motivo, reunimos neste artigo algumas dicas valiosas para ajudá-lo nesta empreitada. Confira!

Adote melhores práticas de gestão

Aprimorar as práticas de gestão é o primeiro passo para a profissionalização da sua empresa. Para isso, é essencial mapear como os seus processos são executados atualmente e quais são as suas principais falhas para depois encontrar possíveis soluções.

Sugestões de novas práticas podem surgir de fontes distintas: funcionários, clientes e até mesmo concorrentes. Você pode, por exemplo, pesquisar sobre práticas de gestão que seus competidores adotam e que surtem resultados valorizados pelos clientes.

Busque, através da leitura de conteúdos relacionados à sua área de atuação, manter-se atualizado sobre novas tecnologias e conhecimentos — técnicos ou de gestão — que podem ser aplicados no seu negócio.

Invista no controle da qualidade

Oferecer um serviço de excelência é o requisito mínimo para a satisfação dos cliente. Logo, o fator mais relevante para o sucesso da sua empresa. Por isso, invista no aperfeiçoamento de processos e no controle dos resultados, estabelecendo regras e padrões de qualidade que devem ser seguidos por toda a empresa.

Assegure-se de que seus funcionários conheçam e apliquem esses procedimentos na rotina de trabalho. E mostre para o cliente que sua empresa adota essas técnicas. Uma boa referência para basear suas práticas de qualidade são as normas ISO.

Forneça treinamento a seus funcionários

Por mais que sua empresa seja de pequeno porte ou familiar, todos os funcionários devem estar preparados para executar adequadamente seus respectivos trabalhos. Desta forma, treine seus colaboradores para que eles aperfeiçoem suas habilidades técnicas, de relacionamento e de atendimento ao cliente.

Isso impacta positivamente não só no resultado do serviço, que passa a ser de melhor qualidade, mas também na motivação das pessoas que trabalham com você. Isso porque perceberão que a empresa fornece oportunidades para que elas se desenvolvam profissionalmente.

Crie e implemente métricas de desempenho

Normalmente pequenas empresas não costumam medir o desempenho de seus funcionários e a satisfação dos clientes. Porém, como é possível saber se as coisas estão indo bem ou mal se você não possui números para analisar? É por essa razão que, em uma gestão profissional, as métricas são indispensáveis.

Elabore e adote indicadores para acompanhar o desempenho das pessoas que trabalham com você e seja justo na avaliação, tratando a todos da mesma forma — independentemente de serem membros da sua família ou não.

Não se esqueça também de mensurar a satisfação dos clientes e use os resultados das pesquisas para melhorar continuamente o serviço da sua oficina.

Aprimore a imagem da empresa

A escolha do cliente é bastante influenciada pela reputação da empresa. Desta maneira, dar atenção para a imagem da sua oficina é fundamental. Pequenas empresas geralmente dependem muito da divulgação boca a boca, mas é perfeitamente possível traçar boas estratégias de marketing em outros meios de comunicação, que seu público-alvo utiliza com frequência e que não geram grandes custos, como por exemplo a Internet.

Não se esqueça de monitorar as redes sociais e os sites de reclamação. Caso surja algum problema, resolva-o rapidamente. Se quiser saber mais sobre o assunto, leia também nosso artigo sobre como melhorar a reputação da sua oficina.

Profissionalizar a gestão de uma oficina mecânica pode ser trabalhoso no início. Mas, a longo prazo, os resultados são visíveis e muito positivos. Não perca tempo e comece já a implementar essas dicas para tornar seus clientes mais satisfeitos e sua empresa mais competitiva!

 

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Sobre o autor

José Olavo

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