Você sabia que a vida útil do motor é medida em quilômetros e não em tempo ?

Aeronaves e máquinas pesadas tem suas manutenções previstas em horas de uso mas no caso dos carros a quilometragem é adotada em vez do tempo de rodagem por facilidade na interpretação da informação. Normalmente, em veículos que percorrem longas distâncias a velocidades quase constantes, como aviões, a informação é dada em horas de uso.

No outro extremo, os tratores trabalham muitas horas percorrendo pouca distância. Sua vida útil também é medida em horas – no caso, por um instrumento chamado horímetro.

Motor dos automóveis

Automóveis estão entre esses extremos. Percorrem grandes distâncias em relativamente pouco tempo. Acrescente-se no caso dos automóveis as grandes variações de velocidade e também de rotações do motor. Por causa dessa variedade de condições, convencionou-se medir o uso do motor em função da distância, como quilômetros ou milhas.

É uma forma de facilitar a vida do motorista: é mais fácil prever quando será uma revisão definida por quilômetros do que por hora – pelo menos para o consumidor comum, que no máximo recebe lembretes no computador de bordo.

Gostou do artigo?

Curta nossa fanpage e fique por dentro de todo o conteúdo que a FalaAuto oferece!

FalaAuto – A sua voz no mundo automotivo

Sobre o autor

José Olavo

Deixar comentário.