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Até algumas décadas atrás, as estratégias de marketing das melhores empresas do mercado focavam apenas em divulgar os produtos ou serviços para o maior número de pessoas. No entanto, como a competitividade aumentou bastante e o público passou a ser mais seletivo, transformar clientes em promotores passou a ser crucial para o sucesso.

Especialmente por conta do poder da internet, as opiniões pessoais e depoimentos espontâneos passaram a ter uma repercussão enorme. Diante dessa realidade, ter divulgadores naturais é a tendência mais eficiente para um bom desempenho em praticamente qualquer segmento.

Quer descobrir como fazer isso? Então confira as dicas a seguir:

Ofereça atendimento diferenciado

O primeiro passo para transformar clientes em promotores é, obviamente, oferecer um atendimento diferenciado. Isso ocorre porque em um mercado altamente competitivo, quem não atender a grande maioria das expectativas e necessidades dos consumidores simplesmente os verá migrando para a concorrência.

É fundamental, portanto, fazer com que os compradores se sintam valorizados e especiais. Otimize seus processos tendo em mente que o tempo do seu público é curto e não pode ser desperdiçado. Procure passar esse conceito para os funcionários e também invista no ambiente interno para que os colaboradores façam parte dessa iniciativa.

Invista no overdelivering

O overdelivering é um conceito que vem ganhando espaço por aqui e já faz sucesso com líderes de mercado nos mais diversos segmentos ao redor do mundo. Numa tradução livre, isso quer dizer algo como “entregar a mais”, ou seja, a pessoa compra um produto ou serviço e é surpreendida ao receber um benefício inesperado.

Isso pode ser feito de diversas formas. Mas sempre é fundamental ter em mente que a vantagem ofertada não pode ocasionar um prejuízo para a empresa. Algumas ações eficazes são descontos no frete, oferecimento de cupons de desconto para compras futuras ou artigos de brinde que complementem ou estejam relacionados ao que foi adquirido.

Acredite no poder das redes sociais

As redes sociais têm um papel fundamental em todo esse conceito de transformar seus clientes em promotores da marca. Afinal, geralmente é por meio dessas mídias que a maioria das pessoas expressa suas opiniões e deixa comentários sobre um produto ou serviço adquirido, de forma espontânea e com um alcance surpreendente.

Não é raro, por exemplo, que um testemunho comum acabe viralizando e atingindo milhares ou até mesmo milhões de usuários. Marcar presença nos principais sites do gênero, como o Facebook, o Twitter e o Instagram, por exemplo, ajuda a monitorar o que está acontecendo na web e também a tornar a empresa mais próxima do seu público.

Aposte em um bom pós-venda

Muitas empresas ainda cometem o erro de achar que uma compra está encerrada a partir do momento em que o cliente finaliza a transação e paga pelo que adquiriu. Esse é um erro primordial e que jamais deve ser cometido por uma marca que efetivamente deseje transformar seus clientes em promotores.

É fundamental demonstrar gratidão pelo relacionamento que o comprador estabeleceu com a organização. Envie um e-mail agradecendo pela compra e perguntando os índices de satisfação. Se o usuário ficar muito tempo afastado, oferecer um cupom de desconto também pode ser uma boa estratégia.

Essas são algumas dicas para transformar clientes em promotores da marca.

Sobre o autor

José Olavo

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