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Elaborar e manter uma agenda de clientes é algo extremamente necessário em qualquer tipo de negócio, ainda que muitos donos de empresas a desprezem. Neste post, vamos apresentar dicas de como montar essa ferramenta essencial para o bom funcionamento da sua companhia.

Continue a leitura e saiba mais!

Qual a relevância de uma agenda de clientes?

Antes de criar a sua agenda de clientes, é muito importante entender, de verdade, qual o motivo de ter uma. Essa agenda é bem mais do que uma simples lista de nomes e telefones anotados em um caderninho qualquer. Ela é um cadastro de todo mundo que passa pelo seu negócio e deve conter as informações necessárias para você desenvolver estratégias para promoções, avaliar os retornos e até compor um planejamento de vendas.

Ela vai trazer muito mais organização para sua empresa e garantir que você não perca tempo atrás de informações de clientes, pois estarão todas centralizadas em um único local. Outra grande vantagem é o aumento das chances de fidelizar clientes.

Por onde começar?

Antes de passarmos ao que deve ser anotado e como administrar essas informações, vamos pensar em onde vamos registrar esses dados.

Para definir qual a melhor plataforma, é preciso ter em mente duas coisas: primeiro, evite fazer a sua agenda em algum meio físico, como um caderno. Isso porque você pode perder, rasgar, molhar e não tem como fazer um backup (uma cópia de segurança). Além disso, limita o acesso do conteúdo à distância e por mais de uma pessoa simultaneamente.

Segundo, avalie as ferramentas que você tem à disposição e quais são mais fáceis de usar. Como você vai precisar trabalhar com essa agenda o tempo todo, o ideal é que ela seja simples de lidar.

Tenha uma planilha, de preferência, virtual para que você possa acessar a qualquer momento e em qualquer lugar. Caso isso seja muito complicado, trabalhe com as ferramentas que você conseguir. O objetivo é ser prático!

Como organizar as informações?

Você vai precisar tomar nota de tudo o que for importante para o seu negócio. Se, por exemplo, você tem uma oficina, seria interessante ter registros do nomes dos clientes, telefones, e-mails, datas de aniversário, modelos dos veículos, das quilometragens das últimas visitas e das datas prováveis das próximas revisões.

Talvez você se assuste com a quantidade de informações de que necessita e que, até então, nem tinha pensado. Tome cuidado para não deixar de lado dados muito importantes ou ficar anotando informações irrelevantes.

Como utilizar sua agenda de clientes?

Diante de um material completo e atualizado, é hora de esquentar os seus negócios. Comece avaliando que tipo de contato e promoção pode fazer para os clientes que tem. Você pode também criar um atendimento pós-venda.

Lembrando do exemplo anterior, que tal agendar um contato com os clientes que provavelmente estão perto da hora de uma revisão do carro? E se você criar uma promoção para clientes que estão na semana do aniversário, oferecendo algum brinde ou desconto em algum serviço?

Para essas duas ideias, você nem precisa gastar com ligações porque a sua agenda possui o endereço eletrônico de todos. Logo, você pode simplesmente montar uma mensagem e disparar para aqueles que se encaixam nas suas novas ações de marketing.

O grande segredo é ter um recurso para reavivar seus clientes, na hora mais apropriada e da maneira mais amistosa possível. Mantenha a sua agenda de clientes atualizada e faça dela uma ótima ferramenta de vendas!

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Sobre o autor

José Olavo

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