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Em um mercado cada vez mais competitivo, entender sobre indicadores de satisfação dos clientes é peça fundamental para se destacar. Oferecer um bom atendimento, prestar um serviço eficiente e amparar necessidades são práticas que podem, além de os fidelizar, melhorar a imagem da empresa.

Para saber como anda a relação da sua empresa com o cliente, algumas ações podem ser tomadas. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

Pesquisa de satisfação

É extremamente importante saber o que os clientes pensam sobre a sua empresa. Essa postura cria um canal de diálogo, transparecendo a sua preocupação com eles e aprimorando a oferta dos seus serviços.

Recolher informações sobre como foi o atendimento, se o serviço prestado se desenvolveu de uma boa forma e se o suporte foi dado pela empresa é crucial. Com essas respostas em mãos, é possível aprimorar os processos do negócio, visando um crescimento mais sólido.

O retorno positivo mostra os pontos fortes da sua empresa, áreas melhor preparadas para lidar com os clientes, que alcançaram suas expectativas. Já o feedback negativo é de igual importância por que aponta o que pode ser melhorado ou transformado dentro da empresa, com a finalidade de alcançar mais satisfação.

Manter um nível de contentamento alto promove sua empresa e fideliza clientes, fatores essenciais para quem quer crescer no mercado.

Como elaborar uma pesquisa de satisfação

Antes de coletar dados, é relevante traçar um plano e definir como a pesquisa será realizada. O planejamento bem feito permite que o resultado tenha muito mais utilidade.

Defina onde estão os seus clientes, os meios por onde eles podem se manifestar e as métricas importantes relativas à sua empresa. Em seguida, escolha os indicadores de performance. A partir disso, o comparativo de resultado se dará de forma eficiente.

Escolha as perguntas certas

Toda coleta de dados tem um intuito. Faça as perguntas que auxiliam o crescimento e o desenvolvimento da empresa. Determine o que é realmente útil saber, considerando os objetivos pautados no planejamento.

Saiba que críticas negativas são importantes

É claro que ter um feedback positivo nas pesquisas é agradável. Contudo, opiniões negativas permitem elaborar planos dos pontos mais fracos da sua empresa. Saber o que menos satisfaz seus clientes ou em que aspectos eles tiveram mais problemas orienta a empresa a reparar danos com mais urgência.

Preocupe-se com o engajamento on-line

A internet é uma maneira eficaz de saber sobre a satisfação dos seus clientes. Comentários positivos, curtidas e compartilhamentos são fatores que apontam como anda sua relação com eles. Além disso, na internet você pode conversar diretamente com seus clientes de modo a fazer uma coleta de dados mais descontraída.

Resultados aparecem

A clientela é uma parte muito importante em qualquer negócio que almeja crescer. Ela pode ajudar a promover sua empresa, assim como pode atrapalhar – tudo depende do nível de satisfação. Desenvolver um planejamento que revele os indicadores de satisfação dos clientes é imprescindível e pode ser uma peça-chave para melhorar a relação entre as partes.

 

Você sabia que as avaliações online também são indicadores da satisfação?

Leia o artigo Os 5 Reais Benefícios das Avaliações Online e aprofunde-se no assunto!

Sobre o autor

José Olavo

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