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Uma preocupação comum de toda empresa, independentemente do porte ou do nível de popularidade, é a busca incessante pela retenção de clientes. Além de mais econômica, essa é a melhor estratégia para potencializar o resultado das vendas.

Sabendo disso, você deve estar se perguntando: o que eu preciso fazer para transformar clientes em fiéis seguidores da minha marca? Para encontrar resposta para essa pergunta, é preciso conhecer o passo a passo da jornada de compra do cliente.

Continue a leitura deste post e entenda como a jornada de compra pode ajudar na retenção de clientes.

O que é a jornada de compra e por que ela é importante na retenção de clientes?

A jornada de compra é o “caminho” que o consumidor percorre até conhecer o seu produto e se tornar cliente. Isso acontece por meio de uma estratégia de marketing que trabalha com produção de conteúdo relevante para o público na internet.

Hoje, as pessoas estão sedentas por informação. Todo mundo se acostumou a recorrer ao Google sempre que precisa saber alguma coisa. Nesse sentido, a internet é um recurso fundamental para atrair e reter clientes através da oferta de artigos, vídeos, e-books, podcasts, entre outros conteúdos.

A trajetória do comprador é dividida em 4 fases: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão da compra. Conheça mais sobre cada uma:

1. Aprendizado e descoberta

O consumidor que está nessa fase geralmente não sabe muito sobre a sua real necessidade. No momento, ele está interessado em buscar informações na internet, ou seja, pesquisar sobre algo relacionado a um problema.

Para ilustrar melhor, vamos supor que você é o proprietário de uma oficina mecânica e tem um blog com artigos, vídeos e dicas sobre os cuidados que as pessoas devem ter com seus automóveis.

Ao pesquisar “como remover ferrugem no carro”, por exemplo, o Google vai listar uma série de opções para o usuário, que encontrará o seu blog com auxílio das palavras-chave que são publicadas no conteúdo dos artigos.

2. Reconhecimento do problema

Nesse estágio, o usuário vai reconhecer que tem um problema. Isso significa que ele leu alguns artigos no seu blog e agora tem uma visão mais abrangente da situação. Lá, ele encontrou informações sobre ferrugem em veículos e ficou mais preocupado ao saber que morar perto do mar contribui para acentuar a corrosão.

Muitas vezes, quando o conteúdo do blog é de boa qualidade, o usuário é atraído para assinar a newsletter da empresa nessa fase da jornada. Dessa forma, ele pode receber outros artigos diretamente no e-mail. Por esse motivo, é importante que o convite para essa ação esteja bem visível.

3. Consideração da solução

Depois de consumir bastante conteúdo, o usuário mapeou as possíveis soluções para o problema. Se a sua estratégia de marketing foi focada em produção de conteúdo de qualidade, certamente o consumidor vai reconhecer que você é uma autoridade no assunto.

É interessante criar um senso de urgência para que ele avance para a próxima etapa. Por exemplo: é hora de mostrar a ele que você tem todos os recursos necessários, os conhecimentos e as habilidades para remover a ferrugem do automóvel dele e deixá-lo como novo.

4. Decisão de compra

No último estágio da jornada, o consumidor está preparado para comprar. Esse é o instante de mostrar o seu diferencial. Ou seja, mostrar o que a sua empresa tem que os concorrentes não possuem. É o momento certo para convencê-lo de que o seu produto é a escolha perfeita.

Percebeu a importância de conhecer a jornada de compra para melhorar a retenção de clientes? Nutrir o seu público com as informações que ele procura é uma forma genuína de conquistá-lo. Pense nisso!

 

Que tal se aprofundar no tema “conquista de clientes”?

Eis aqui a nossa dica de leitura: Oficina Mecânica – Como conquistar a confiança dos clientes!

 

 

Sobre o autor

José Olavo

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