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Definitivamente, a Internet veio para provar que a vez é do consumidor. Hoje, quando alguém publica em seu perfil de Facebook algo a respeito de uma empresa, essa é julgada por toda a sua rede de amigos e são essas opiniões que vão fazer seu sucesso e até declínio.

Existem vários sites que prometem dar voz ao cliente insatisfeito e, simultaneamente, fazer com que o mercado seja cada vez mais transparente. Um deles é o Reclame AQUI, que há 15 anos reúne informações de várias empresas do Brasil. Segundo o site, diariamente, mais de 600 mil pessoas fazem pesquisa em sua base de dados.

Apesar do nome, o Reclame AQUI não é simplesmente um site de reclamações. É um site de pesquisas com o objetivo de ajudar o consumidor que está buscando informações sobre a reputação das empresas que desejam contratar ou que com que já mantêm um relacionamento. 

Como funciona o Reclame Aqui?

O sistema é bem simples e direto: o cliente se cadastra no site e já pode dar sua opinião a respeito de determinada empresa. Caso essa organização não esteja cadastrada no site, o próprio consumidor pode pedir sua inclusão no sistema, informando um e-mail com o domínio ou o site da empresa.

Depois disso, o Reclame AQUI entra em contato com a reclamada, que tem o direito de responder à reclamação, esclarecendo os fatos e/ou tomando providências para sanar o problema. Posteriormente, o reclamante pode aprovar a resposta da empresa ou até mesmo solicitar novas informações.

Essas ações acontecem sucessivamente até que a questão seja sanada, de forma que se estabelece um diálogo entre empresa e cliente.

Só consumidores podem utilizar o site?

O Reclame Aqui é consultado também por órgãos de imprensa, que utilizam seus dados para produzir reportagens e assim informar a população sobre como anda essa relação entre empresas e seus consumidores.

Por tudo isso, é muito importante que as empresas estejam atentas, mantendo seus contatos atualizados e, caso recebam alguma comunicação, respondendo prontamente.

Também os gestores podem ser beneficiados. Muitos empresários, especialmente os que têm grande número de funcionários, não têm conhecimento do dia a dia de seus negócios e, por isso, muitas ocorrências passam desapercebidas.

Reclamação: uma questão de oportunidade

Diferentemente do que muitos pensam, ter uma reclamação não é necessariamente ruim. Pode ser uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o seu público-alvo. Muitas vezes, o cliente não tem coragem de expor pessoalmente esse tipo de questão sobre uma empresa e se utiliza desse tipo de ferramenta para se posicionar.

É nesse momento que as empresas têm a chance de esclarecer mal-entendidos e também melhorar seus serviços.

O selo RA 1000

Reclamação é assunto tão sério que foi criado o Selo RA 1000 para premiar empresas que têm índices muito bons de atendimento no Reclame AQUI. Instituições com esse selo são reconhecidas como comprometidas e suas marcas possuem alto grau de confiabilidade.

É possível ainda que a própria empresa faça seu cadastro no site, o que é interessante no sentido de agilizar a comunicação, caso seja necessário.

 

Agora que você já sabe como o Reclame Aqui funciona..

Siga o nosso Passo a passo para responder bem no Reclame Aqui!

Sobre o autor

José Olavo

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