São muitos os tipos de pneus disponíveis no mercado. Sabia que existe um capaz de rodar mesmo furado? É o caso do pneu run flat.

Run flat é um pneu que foi fabricado de forma diferenciada e oferece um grande benefício: rodar mesmo após a perda de inflação, ou seja, furado. Pode ter outros nomes como flat tyre, runon flat, self supporting sunflat, pax system, zero pressure ou zero pressure system.
Este tipo de pneu deve ser montado em conjunto com um sistema que monitore a pressão. Além disso, só pode rodar até 80 km de distância, com pelo menos 80Km/h de velocidade. A borracha usada na fabricação deste tipo de pneu é mais rígida que a tradicional.
Por dentro, o run flat tem as paredes internas mais reforçadas. Quando roda furado, o  pneu normal vai sendo rasgado pela roda em contato com a borracha. No run flat isso não acontece, pois as paredes mais fortes impedem que a roda desgaste a borracha.

Principais dúvidas sobre o run flat:

Quanto custa um pneu run flat?

Depende do modelo e da marca. Mas no geral, são mais caros que normal, podendo custar até 3x mais.

Posso colocar um run flat no meu carro?

Se for um carro que tenha vindo de fábrica com o pneu run flat original, pode. Estes pneus só podem ser montados em carros que vêm de fábrica, pois a tecnologia deste tipo de pneu nem sempre é compatível com grande parte dos carros. Por exemplo: o sistema que mede a pressão do pneu run flat é ajustado de acordo com a suspensão de cada veículo, o que já limita muito a aplicação em qualquer carro.

Uso pneus run flat no meu carro. Se furar, dá pra usar um pneu normal no lugar?

Não é recomendado. Pneus normais não têm as mesmas características como a dos run flat. Além disso, o processo de montagem é diferente dos tradicionais.

Encontro pneu run flat em qualquer medida?

Não, é comum que só haja em medidas esportivas.

A legislação é a mesma para carros equipados com pneus run flat?

Não. Por exemplo: veículos equipados com pneus run flat não precisam ter estepe, macaco e chave de roda, obrigatoriamente (de acordo com Resolução 14/1998 do Contran). Lembre-se da manutenção antes de pegar a estrada!
Fonte: PneuFacil.com.br
 

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Sobre o autor

Tatiana Pinheiro

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