Leia em: 2 minutos

 

A ferramenta Reclame Aqui

Nos dias de hoje, é essencial que as empresas saibam lidar com o comportamento do consumidor pelos meios online. Afinal, grande parte dos negócios é concretizado usando a internet. Com o crescimento do uso da internet para os negócios, veio também uma mudança de comportamento do consumidor: eles começaram a usar a internet para pesquisar mais sobre as empresas e também para expor a outros usuários os problemas nas relações com elas.

Em nosso artigo, traremos dicas de como responder no Reclame Aqui e os motivos pelos quais se tornou tão importante dar atenção aos questionamentos enviados por meio deste site:

Como funciona o Reclame Aqui?

Trata-se de um site no qual os consumidores podem registrar reclamações em relação às empresas, com o objetivo de ter uma solução mais rápida para os seus problemas.

Devido à credibilidade do site junto ao público, o Reclame Aqui se tornou referência também para que o cliente possa pesquisar se determinada empresa é confiável ou não, se ela apresenta soluções às reclamações realizadas pelos seus clientes e, assim, formar uma opinião.

Por que é importante responder no Reclame Aqui?

A postura da empresa ao responder um cliente por meio do Reclame Aqui pode ser uma faca de dois gumes: se a empresa for eficiente em apresentar soluções, ela ganha uma boa reputação no site e pode atrair novos clientes. Ao observar que a empresa tem facilidade em resolver eventuais problemas, estes clientes sentem confiança em fazer comprar ou adquirir serviços comercializados por ela.

Por outro lado, se a empresa não se apresenta de forma cordial ou não resolve o problema satisfatoriamente, a imagem do negócio fica negativa diante dos frequentadores do site e afasta os clientes em potencial. Por esses motivos, é de extrema importância que a empresa saiba como gerir a sua reputação na internet.

Como responder no Reclame Aqui?

1.  Seja rápido ao responder

Este é um passo importante para fidelizar os clientes. A velocidade ao responder é fundamental para um bom relacionamento pelos canais online — assim como demonstra o interesse da empresa em apresentar um atendimento de qualidade e também  disponibilidade para solucionar eventuais conflitos.

2. Resolva o problema do cliente

Não basta ser rápido ao responder ao cliente: é necessário apresentar uma solução satisfatória a ele. Ser evasivo nas respostas ou prometer soluções futuras não resolvem o problema do seu consumidor.

Lembramos que o site Reclame Aqui oferece uma opção de réplica após a resposta da empresa ser publicada, o que significa que prometer soluções e não cumprí-las só vai prejudicar a sua reputação entre os seguidores do site.

3. Demonstre cordialidade

Não importa se o cliente falou mentiras sobre a empresa ou se ele tem razão em reclamar. Qualquer que seja a situação, sempre seja cordial com os seus clientes ao responder no Reclame Aqui.

Com a facilidade de compartilhamento de informações proporcionada pela internet, uma resposta atravessada pode prejudicar a credibilidade do seu negócio em uma publicação.

Receba grátis uma análise da reputação da sua empresa! Clique aqui!

Sobre o autor

José Olavo

Deixar comentário.