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Falar em avaliação online, hoje, é tão comum quanto usar o google para fazer uma pesquisa; é  automático e praticamente vital. Isso porque ela se tornou a nova moeda de troca do período que estamos vivenciando – o da economia da reputação.

É, as avaliações online estão por toda parte. Pesquisas revelam que 93% dos consumidores procuram por elas antes de fazer compras, sair pra jantar, marcar um horário no salão de beleza, escolher uma escola para o filho, levar o carro para fazer uma revisão… Enfim, para tudo.

E por se tratar do próprio cliente relatando a experiência, elas têm assumido um alto grau de credibilidade. A maior prova disso é que as avaliações online já são 5 vezes mais influentes que as propagandas de televisão e 6 vezes mais poderosas que a publicidade nas redes sociais.

Os feedbacks virtuais ganharam tanta força que a National Restaurant Association tem se referido a esse sistema de comunicação como “o novo boca a boca”. E não é para menos, já que 80% dos consumidores consideram as reviews tão confiáveis quanto as recomendações feitas por amigos, colegas e familiares.

Diante desse panorama, fica evidente que as avaliações online têm um amplo impacto nos negócios, independente de ramo ou porte. Mas que vantagens, de fato, elas trazem para você e a sua empresa? Será que dá para tirar algum proveito do volume e do conteúdo das avaliações?

Pois bem, enumeramos neste post  os 5 reais benefícios das avaliações online. Quer descobrir? Então, continue a leitura! 

1- Melhora da Compreensão da Clientela

Todo negócio nasce com a finalidade de suprir uma necessidade do consumidor; de atender as suas expectativas. E um modo super fácil, rápido e eficaz de descobrir se o seu produto ou serviço está cumprindo tal papel é justamente a avaliação online.  

Veja bem: quando um cliente para as atividades de sua rotina atribulada para registrar um feedback, ele está dando a você a chance de saber o que teve ou não a aprovação dele; aquilo que foi apreciado e o que foi condenado ou, por vezes, merece ajustes. E não é raro encontrar também opiniões relativas às instalações, o atendimento e o processo de compra como um todo. 

Dessa forma, as avaliações se tornam uma espécie de termômetro através do qual é possível entender melhor a sua clientela – saber o que ela realmente deseja, o que está faltando, o que não serve e assim por diante.

Então, mesmo que elas não sejam positivas, o saldo será extremamente proveitoso.

2- Aperfeiçoamento do Negócio

Acertos e erros fazem parte da jornada de todo empreendedor. O importante é não se vangloriar ou abater frente a ambas situações. Mas, sim, tomar atitudes.

Portanto, ao se deparar com as avaliações online do seu estabelecimento, anote tudo o que tiver sido declarado a respeito. Esse material servirá de guia para o aperfeiçoamento do seu negócio: aquilo que tem boa aceitação deverá ser mantido; já os pontos desfavoráveis deverão ser adaptados e alguns casos, dependendo das circunstâncias, até extintos.

Vale até a pena mapear a situação em que a sua empresa se encontra e planejar o contexto ao qual você deseja que ela esteja inserida em determinado prazo (3 semanas, 6 meses ou 1 ano, por exemplo). Lembre-se de acompanhar e, claro, celebrar todo e qualquer avanço.

A única ação que deve ser evitada é negligenciar tanta riqueza de informação.

3- Identificação dos Embaixadores da Marca

Outro privilégio das avaliações online é o fato de poder reconhecer os embaixadores da sua marca. Isto é,  aqueles clientes que defendem e promovem a sua empresa de maneira natural; orgânica, porque se identificam com o seu negócio e estão mais que satisfeitos com o que você e o seu estabelecimento oferecem.

Você deve estar se perguntando: qual o ganho disso?

Ora, à medida que se reconhece estes consumidores, fica bem mais simples estreitar e nutrir a relação com os mesmos, colocando em prática o trabalho de retenção de clientes. Assim, a sua empresa economiza, pois, como sustenta Philip Kotler, considerado o maior especialista em Marketing, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais caro que fidelizar seus clientes atuais”.

Além do mais, identificar os embaixadores da marca é duplamente vantajoso, uma vez que esta ação leva também ao quarto real benefício das avaliações online.

4- Redução dos Custos com Marketing

Mesmo com a introdução das estratégias digitais, os investimentos em marketing ainda são os que mais pesam nos orçamentos das empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.

Por isso, reconhecer seus leais e fiéis clientes através das avaliações online são “uma baita mão na roda”. Explico: na economia da reputação, os potenciais clientes realizam buscas na web para se certificarem da qualidade das experiências alheias, com o objetivo de desfrutarem de uma vivência equivalente – em outras palavras, sem frustrações.

Quando você identifica os embaixadores da sua marca, você tem acesso à melhor das estratégias de marketing:  opiniões carregadas de pura satisfação. É, elas estão por toda rede, disponíveis para serem usadas a seu favor, de graça.  

Para que mais pessoas as visualizem, basta que você otimize tais informações, por meio de postagens no seu site, blogs e redes sociais.  Além de reduzir os custos com marketing, esta prática vai, com certeza, atrair mais consumidores, que, por sua vez, vai gerar um crescimento das vendas, uma expansão da carteira de clientes e consequentemente um acréscimo de receita.

5- Aumento do Desempenho de Busca Local

A quinta e última vantagem da nossa lista diz respeito ao desempenho de busca local do seu estabelecimento.

Você investe pesado nas técnicas de SEO, a fim de que a sua empresa apareça entre os primeiros resultados de busca? Pois, saiba que a quantidade e a frequência das avaliações online também atuam na otimização de sites. Isto é, quanto maior o volume e mais atual a informação, melhor será o posicionamento da sua página na web.

Aliás, no processo de pesquisa, o volume de avaliações é o segundo fator de ranqueamento. Perde apenas para a classificação por estrelas.

Eis a prova de que é possível se beneficiar não só do conteúdo das avaliações mas igualmente da quantidade de reviews.

Otimização dos Benefícios 

Para tirar proveito de todas as vantagens mencionadas acima, o primeiro passo é rastrear tudo o que as pessoas estão dizendo sobre você e a sua companhia na internet. É preciso entender como o cliente se sente. Por isso, ouça, comunique e aprenda. Mas, sobretudo, aja! De nada adianta tomar conhecimento da situação e menosprezá-la. O que traz resultados, mesmo, é a ação.

Se a a experiência do cliente é, hoje, o modo como se faz negócios, não nade contra a maré: exercite a empatia, demonstre interesse,  mostre que você se importa e faça acontecer. É dessa forma que se gerencia a reputação e é dela que depende o triunfo do seu empreendimento.

Não se esqueça: as avaliações online são grandes aliadas do sucesso!

 

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Sobre o autor

Tatiana Pinheiro

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