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Conquistar a confiança dos clientes é um dilema para muitos empreendedores. Isso porque é um assunto que engloba vários âmbitos de um negócio. Desse modo, a empresa que oferece serviços complexos, que apresenta um grande número de níveis hierárquicos ou que conta com muitas intervenções do cliente enfrenta ainda mais dificuldades.

Nesse caso, a oficina mecânica tem uma grande vantagem, já que os clientes raramente participam do processo produtivo e o serviço feito envolve habilidades técnicas apuradas. Logo, com algumas medidas simples, é possível aumentar a credibilidade do estabelecimento e conquistar a confiança dos consumidores.

Mas por que tanta preocupação com o cliente? O primeiro ponto para responder a essa pergunta é considerar que conquistar a confiança também pode ser lido como “fidelizar”. Ou seja, fazer com que o freguês escolha esse estabelecimento em detrimento dos outros.

O segundo ponto, e não menos importante, é que, ganhando a confiança da clientela, o número de indicações tende a aumentar. O que isso quer dizer? Significa que quanto maior for o número de pessoas que acredita no serviço oferecido, maior será o número de clientes no futuro.

Ok, entendemos os motivos. E agora? Como conquistar a confiança dos clientes? Vamos ver alguns passos:

Demonstre que você é especialista no assunto

Ao buscar oficinas mecânicas, duas coisas chamam muito a atenção das pessoas: preço e qualidade. E, nessa hora, se o estabelecimento não mostrar seu potencial pode perder a clientela.

“Não basta ser bom, tem que parecer bom”. Para mostrar expertise de uma oficina mecânica, é possível apostar em selos de qualidade, licenciamentos e indicações sobre qualidade de serviço dentro de revistas automotivas.

Mantenha sempre um serviço de qualidade

Apesar da existência do marketing e das diversas formas de atrair e conquistar clientes, toda empresa existe sobre um pilar: o serviço. As estratégias de atração e fidelização de pessoas precisam estar bem seguras por um trabalho de qualidade.

Não adianta atestar qualidade no serviço ou expertise no ramo de atuação e na primeira oportunidade, quando o cliente solicita um trabalho, executar mal a função. Para isso, sempre é necessário treinar os funcionários e aperfeiçoar as técnicas.

Seja transparente para conquistar a confiança dos clientes

Surpreender a clientela com cobranças elevadas, peças acrescentadas sem permissão ou serviços não contratados são uma má ideia. Esse tipo de comportamento faz com que o estabelecimento perca credibilidade.

Por isso, é sempre interessante apostar na transparência. Além de ser uma ação fácil, como utilizar tabelas com valores fixos, mostrar as peças usadas para os clientes e explicar cada serviço que será feito, é também muito bem-vista pelas pessoas, de um modo geral.

Sempre comunique atrasos e problemas

Dependendo do público que a oficina atende, o freguês deixará no conserto seu único meio de transporte. Por esse motivo, qualquer deslocamento feito a mais se torna um incômodo.

Portanto, quando o serviço atrasar ou houver algum problema que prejudique o andamento, a oficina deve comunicar de imediato ao cliente. Essa medida evita que o cliente vá até o estabelecimento desnecessariamente.

Essas são algumas dicas importantes de como intervir positivamente na oficina mecânica, aumentando sua credibilidade. Ainda assim, é válido lembrar que cada cliente é único e as habilidades de relacionamento interpessoal sempre devem estar afiadas!

Agora que você já sabe como conquistar a confiança..

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Sobre o autor

José Olavo

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