Buscar a melhor reputação no mercado é um dos principais desafios de qualquer empresa. Afinal, existem vários fatores que contribuem para o sucesso e o fracasso de um empreendimento. Mas que ações ajudam? Quais atrapalham? O que pode ser feito para melhorar o conceito de uma oficina?

Confira essas informações no post a seguir e melhore seus resultados!

O que ajuda a reputação da oficina?

Atendimento individualizado

Seu cliente precisa saber que a presença dele na oficina é valorizada. Para isso, nada melhor do que um atendimento individualizado. Mantenha um cadastro de clientes com  histórico de serviços prestados, além dos dados de perfil do veículo e as preferências no que diz respeito ao profissional – mecânico. Essas informações são úteis na realização de qualquer atendimento.

Limpeza e organização do ambiente

Oficina não é sinônimo de sujeira, desorganização e ambientes hostis. Preze pela limpeza de todos os espaços (não apenas os de espera), de forma a oferecer um local convidativo para todo tipo de cliente.

Atenção e cortesia no dia a dia

Independente do setor e função, é preciso que todos os seus funcionários lidem com os clientes de maneira cortês e atenciosa. Proíba o uso de palavrões e capacite seus colaboradores a se relacionarem mais profissionalmente com clientes.

Conhecer seus pontos fortes – e divulgá-los

Sua oficina é notória por realizar ótimas revisões? Por sanar aqueles problemas que nenhum outro concorrente consegue? Quais são seus pontos fortes? Reflita sobre o que te destaca e explore essa característica quando fizer o marketing da sua oficina!

Profissionalismo ao lidar com reclamações

Reclamações são normais e, por melhor que seja o atendimento, podem fazer parte do dia a dia de uma oficina. Procure ao máximo ter empatia pelo cliente, compreender suas frustrações e oferecer soluções adequadas para seus problemas. Não negligencie a insatisfação de um cliente!

 

O que você deve evitar?

Produtos de menor qualidade

Além de prejudicar (muitas vezes, de modo irreparável) os veículos de seus clientes, esses produtos podem manchar de vez sua reputação no mercado. Fuja de insumos de má qualidade e faça questão de que seus clientes saibam disso.

Não explicar procedimentos

Antes de iniciar qualquer serviço, seus colaboradores devem explicar exatamente quais procedimentos serão realizados, o porquê e o preço de cada item. Isso ajuda o cliente a valorizar seu atendimento – saber quais serviços estão sendo contratados – e a justificar sua precificação!

Atraso e ineficiência em agendamentos

Essas características podem prejudicar a reputação de uma oficina porque, além de atrapalhar a rotina de seus clientes, denotam falta de profissionalismo. Procure evitar atrasos nos atendimentos, bem como otimizar sua agenda de horários para garantir maior eficácia.

Falta de transparência nas cobranças

Qualquer cobrança, descrição de serviços e recibos emitidos por sua oficina devem ser o mais transparentes, objetivos e claros possível. Isso evita frustrações posteriores com os clientes e assegura maior confiabilidade em relação aos valores individuais cobrados.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil melhorar a reputação de uma oficina e fidelizar mais clientes!

 

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Sobre o autor

José Olavo

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