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A internet deu às pequenas empresas um poder que, antes, estava apenas nas mãos das gigantes: divulgação! Hoje em dia, a promoção das marcas não está mais restrita aos caros anúncios em TV, rádio, revistas ou jornais. Ela está também na web, bem acessível a todos.

E a boa notícia é que muitas das ferramentas que a internet oferece podem ser usadas gratuitamente ou a custos baixos. Um exemplo disso é o Facebook, nosso assunto do post de hoje. Com uma página na rede social mais famosa do mundo, você não apenas encontra seu consumidor e conversa com ele, mas também pode atrair novos clientes para a sua empresa com uma boa estratégia.

Separamos algumas dicas sobre como usar o Facebook para pequenas empresas, acompanhe!

1. Tenha uma fanpage

A dica soa óbvia, mas vale a pena ressaltar: no Facebook, perfis são para pessoas e fanpages para empresas. As páginas oferecem uma série de ferramentas de interação e divulgação que você não teria em um perfil, como a criação de eventos, ofertas, a possibilidade de adquirir uma quantidade ilimitada de seguidores, acompanhar dados de desempenho, entre outras.

2. Cuidado com o visual

O visual da página é importante não apenas para passar uma imagem profissional e conquistar a confiança do cliente, mas também para construir a sua identidade online e facilitar o reconhecimento da sua marca.

Tenha uma logotipo e utilize-a no espaço dedicado à foto de perfil; a imagem de capa deve ser de qualidade e sem excesso de texto. Cuide as postagens com ilustrações: elas devem ter o tamanho certo, assim como todas as outras, e, se possível, carregar a identidade visual da sua marca. 

3. Planeje seu material

O conteúdo é o ponto principal das redes sociais. Ele precisa ser bom para despertar o interesse não apenas dos clientes, mas especialmente daquelas pessoas que podem se tornar consumidores. Por isso, não fale apenas de sua empresa, e sim de assuntos relacionados ao seu negócio e que chamem a atenção do seu público.

No caso de oficinas mecânicas, por exemplo, é interessante atrair proprietários de veículos que se interessam por sua manutenção. Por isso, dicas de como cuidar, preservar a pintura e fazer reparos podem ser muito eficazes!

Tenha cuidado com erros de português e vícios de linguagem ou digitação, tais como excesso de pontos de exclamação ou a escrita em caixa alta.

4. Ofereça um bom atendimento 

A palavra de ordem nas redes sociais é interação: quanto maior o contato, mais visibilidade para a sua empresa. Por isso, converse, responda comentários, peça aos seus clientes que comentem, curtam e compartilhem. Em caso de reclamações, atenda com rapidez e resolva o problema.

Monitore o que eles dizem para melhorar seus serviços e gerar mais conteúdo de interesse. Seus clientes sempre perguntam sobre como disfarçar riscos na lataria? Que tal escrever uma postagem com sugestões?

5. Anuncie no Facebook

Uma das grandes vantagens dos anúncios no Facebook é a possibilidade de segmentar o público. Ou seja, mostrar seus anúncios apenas para quem interessa à sua empresa.

No caso de uma oficina, ainda seguindo o exemplo anterior, é possível selecionar pessoas na mesma cidade ou região, que tenham interesse por veículos, que tenham mais de 18 anos, entre outras características.

O Facebook Ads, como é chamado o serviço, também permite vários formatos de propaganda e o acompanhamento dos resultados em tempo real, o que significa que você pode investir somente no que dá certo!

6. Acompanhe os resultados

No Facebook, você pode seguir os resultados das ações de maneira simultânea pelo Facebook Insights, outro recurso disponível para páginas. Assim, você descobre o que está ou não funcionando e pode ajustar seus planos. A consequência? Uma estratégia de marketing digital no Facebook para pequenas empresas muito mais eficaz e com ótimo custo-benefício!

O Facebook é uma excelente ferramenta, mas..

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Sobre o autor

José Olavo

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