Por onde começar a gestão empresarial na sua oficina? Parte 3

A gestão empresarial é realmente um assunto bastante extenso e que demanda atenção em cada um de seus tópicos. Já vimos que o estudo de mercado é o primeiro passo para o perfeito gerenciamento de uma oficina automotiva. Aprendemos também que a correta formação de uma equipe faz toda a diferença no trabalho que a sua empresa desenvolve, bem como na imagem que seus clientes têm sobre o seu estabelecimento.

Agora, no terceiro artigo da série, é a vez de conhecer mais um elemento que influencia profundamente na eficaz administração de seu negócio – tecnologia. Acompanhe!

Uma versátil aliada

No contexto das oficinas automotivas, o termo tecnologia é atribuído com facilidade à informatização. De fato, a gestão empresarial integra o tema, mas a abordagem do assunto, sem sombra de dúvida, é muito mais ampla.

Tecnologia abrange não só a organização de dados de compra, venda, clientes, colaboradores, fornecedores, estoque, pagamentos e receita, mas inclui o contato com instrumentos de trabalho modernos, bem como o devido conhecimento para o manuseio apropriado das ferramentas, e toda forma de interação digital com a clientela.

Isto é, o conceito está praticamente inserido a tudo que diz respeito à empresa, uma vez que inter-relaciona todos setores de um estabelecimento.

Embora pareça óbvio, alguns recursos são desconhecidos por muitos donos de oficinas mecânicas, ou, ainda que sejam familiares, são simplesmente negligenciados. Por toda redução de custo e aumento de produtividade que promovem, desconsiderar o uso de determinadas tecnologias é o equivalente a acelerar com o freio de mão puxado.

Os princípios básicos

Os negócios já têm obstáculos suficientes a serem contornados; não crie mais um. Utilize todo e qualquer recurso que viabilize a fluidez do seu trabalho. As tecnologias são aliadas e, diferente do que se pensa, nem sempre demanda elevado aporte de capital.

Então, esteja na web. Cogite a elaboração de um site e faça uso de redes sociais, alimentando-os com conteúdos que sejam de interesse do seu público.

Rádio, televisão, jornais e revistas continuam sendo excelentes meios para fazer marketing, mas, se você tiver que escolher apenas um, prefira a internet. O mundo, hoje, é virtual e as buscas por soluções são feitas na rede. Sua empresa tem que estar online. Quem não é visto não é lembrado, e a vitrine da atualidade é digital.

Além disso, interaja com os seus clientes. Não é necessário lotar a caixa postal de seus consumidores com e-mails de ofertas. Basta que você esteja presente no momento em que eles o procuram. Por isso, um canal de comunicação eficiente é de suma importância. Dois dos mais utilizados atualmente são as mensagens de texto por telefone (SMS) e o contato via Whatsapp. A prontidão no atendimento, especialmente o primeiro contato, é vista com muito apreço pelos clientes.

Aplicativos também têm se mostrado bastante úteis para conectar empresas e consumidores, desde que apresentem boa navegação e agilidade no retorno de questões. Do contrário, é melhor não investir.

O diferencial –

Ocasionalmente, faça contato com seus clientes para lembrá-los, por exemplo, de que a próxima revisão de seus veículos está perto, sugerindo um agendamento. E contate-os novamente após cada serviço realizado, a fim de ter um feedback. Este envolvimento revela empatia e auxilia significativamente na reputação da sua empresa.

Aliás, já existem no mercado plataformas de gerenciamento da reputação exclusivas para oficinas automotivas. Tratam-se de dispositivos que, através de métricas, calculam a satisfação de seus clientes e guiam na direção da melhora da imagem e/ou da manutenção da excelência no atendimento.

O segredo da gestão empresarial

A verdade é que não há mistério. Atualize-se constantemente e esteja pronto para oferecer o que os consumidores, cada vez mais exigentes, buscam.

Mão de obra qualificada e tecnologia representam um bom casamento para o seu negócio; e juntamente com o estudo do mercado possibilitam uma perfeita gestão empresarial cuja promessa é o sucesso.

 

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Sobre o autor

Tatiana Pinheiro

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