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O tempo é implacável. As semanas, os meses e os anos passam, novas empresas surgem no mercado e a concorrência só aumenta. E cada dia que você deixa de gerenciar a reputação do seu estabelecimento é mais uma chance de avançar que você dá ao seu adversário. É uma oportunidade de sucesso desperdiçada.

Reputação é algo com a qual não se brinca. Você já sabe da importância e conhece as vantagens. Por isso, o objetivo deste artigo é fazer com que você não adie mais esta gestão cujo propósito é a satisfação dos consumidores. O quanto antes este trabalho tiver início, mais cedo os frutos dessa prática serão colhidos. Quer um exemplo?

Inspire-se

De acordo com um estudo realizado no Brasil em janeiro deste ano (2017) pela Reputation Institute, a Paypal recebeu o título de empresa com melhor reputação dentre os 330 estabelecimentos pesquisados no país. A companhia, que somou 78,7 pontos, foi classificada como forte – e não excelente, que representa o grau máximo, com notas superiores a 80.

De qualquer forma, com apenas 19 anos de existência, a Paypal provou que não é tempo de mercado que garante a boa fama e o sucesso de uma empresa. Mas, sim, a preocupação com a satisfação dos clientes por meio do gerenciamento da reputação.

Além disso, a diretora geral de operações da instituição, Ana Paula Kagueyama, salientou que não só a conveniência e a praticidade dos serviços foram vitais neste processo de construção de imagem. Mas especialmente o respeito e a valorização de seus colaboradores

Os segundo e terceiro lugares ficaram com empresas do ramo automotivo – BMW e Mercedes-Benz, respectivamente – o que revela que a categoria tem se mostrado mais preocupada em atender as expectativas de seus clientes. No ranking geral por setor, o segmento conquistou a quarta colocação.

E o que estas empresas fizeram para merecer tal qualificação? Trata-se de uma ação com a qual você já está familiarizado.

Espelhe-se

Definitivamente, não foi por acaso. É consequência da tarefa de colocar o cliente no centro de suas operações. E é exatamente o que a gestão da reputação faz por você e sua empresa. Ela garante que a experiência do cliente seja a melhor possível.

É preciso entender, de uma vez por todas, que o progresso empresarial só é viável se as necessidades dos consumidores forem correspondidas; se o seu estabelecimento surpreender; se a sua clientela se encantar.

Clientes admiram empresas que se importam com seus clientes. É por conta disso que eles se tornam fiéis e passam a promover a marca. Mas o primeiro passo é da empresa. Então, comece agora a gestão!

Realize

Escolha uma plataforma que leve em consideração suas reais preocupações e necessidades.

Opte por um software que seja mais completo, que forneça não só os resultados de performance relativos aos consumidores, mas também os dados de desempenho de colaboradores e funcionários. Afinal, saber quais integrantes da equipe estão sendo mais produtivos dentro da empresa é uma informação extremamente valiosa para os negócios.

Dessa forma, você pode, além de bonificar aqueles se destacam pelo profissionalismo, identificar os que carecem de maior preparo para representar a imagem que o seu estabelecimento tem ou deseja nutrir. Bem como frisou a executiva da marca líder em satisfação dos clientes, prestigiar o time fez toda a diferença na reputação que a empresa ostenta.

Prefira uma ferramenta que agilize o seu trabalho e otimize o seu tempo. Isto é,  um sistema cujas funcionalidades estejam integradas e possam ser geridas do seu smartphone. Nos dias de hoje, qualquer programa que não seja responsivo limita e se torna rapidamente obsoleto.

Solucione

Assim é o FalaAuto CX: uma plataforma especializada em gestão da reputação para empresas dos mais variados ramos e portes. Preenchendo os dados do seu estabelecimento, você automaticamente ganha uma página virtual. É mais uma forma dos clientes encontrarem a sua empresa na internet.

Com os módulos Banner e Mídias, você personaliza com imagens e vídeos do seu estabelecimento este canal de contato. Já no ícone Novos Negócios, você tem acesso a pedidos de orçamentos e agendamento de serviços. Tal função permite, inclusive, que o consumidor interaja diretamente com os funcionários que estiverem autorizados a administrar o recurso.  E cada nova interação pode ser verificada e respondida pelo colaborador de forma rápida e segura na comodidade dos smartphones habilitados.

É claro que a plataforma também disponibiliza um campo para as Avaliações dos clientes. Todas elas admitem respostas públicas ou privadas e podem ser compartilhadas por meio do ícone Redes Sociais. 

Aliás, à medida que a clientela avalia sua empresa, o módulo Reputação atualiza os índices de satisfação geral e por departamento. Este ícone também traz informações atreladas ao NPS, como, por exemplo, a zona em que seu estabelecimento se encontra e quantos e quem são os seus clientes detratores, neutros e promotores

Como se não bastasse, o painel ainda fornece relatórios de desempenho de funcionários, comparativo entre concorrentes, central de dicas e suporte técnico para suas dúvidas e sugestões. 

Mas você não precisa ficar acessando cada um dos ícones para tomar conhecimento do que ocorre na sua empresa. A tela 60 segundos apresenta rapidamente todas as novas interações, como uma espécie de raio X dos pontos que merecem urgência. 

O FalaAuto CX não é um aplicativo. Trata-se de uma plataforma que conecta clientes e empreendedores da maneira mais completa e moderna do mercado.

 

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Sobre o autor

Tatiana Pinheiro

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