A gestão financeira de uma empresa é provavelmente um dos maiores desafios enfrentados pelos empresários. O controle de custos é fundamental para manter a empresa funcionando e principalmente para assegurar os lucros.

O atual momento econômico do país faz com que as empresas batalhem bastante e enfrentem altíssima concorrência, exigindo que os gastos sejam reduzidos e devidamente monitorados visando desta forma potencializar os resultados. Controlar os custos e cortar os gastos é a primeira decisão tomada pelos empreendedores para aumentar os lucros.

Para ajudá-lo a diminuir as despesas do seu negócio, separamos neste post tudo o que precisa ser feito para assegurar os ganhos e até mesmo potencializar os lucros. Confira!

Faça uma análise periódica dos custos

Em momentos de instabilidade econômica ou grandes oscilações na demanda de serviços ou produtos, é muito comum as empresas começarem a fazer cortes sem uma análise criteriosa. Isso pode a princípio proporcionar ganhos, mas em longo prazo prejudicar bastante a empresa.

Por isso, é muito importante que os empreendedores realizem análises periódicas de todas as despesas do negócio. Desta forma é possível economizar constantemente e realizar cortes — quando necessários — de forma eficiente. Ao realizar esses levantamentos consegue-se saber todos os custos necessários para a empresa manter sua operação, evitando cortes errados, prejudiciais à companhia.

Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos pilares da gestão financeira de qualquer empresa. É fundamental que os empreendedores saibam exatamente quais são as despesas e proventos do negócio. Somente dessa forma consegue-se saber se existe dinheiro disponível em caixa ou se a empresa está no vermelho e precisa de novos cortes ou ações que visem melhorar a situação financeira.

Defina metas de redução de custos

Para reduzir os gastos da sua empresa é necessário que sejam estipuladas metas. Isso porque é muito difícil diminuir as despesas sem que sejam definidos objetivos a serem alcançados. Ao determinar metas de redução de custos os empresários conseguem tomar decisões e realizar cortes de forma eficiente, fazendo com que os resultados positivos aconteçam de forma natural.

Trabalhe com estoque reduzido

Um dos princípios da administração de negócios mostra que trabalhar com estoque elevado é o mesmo que manter “dinheiro parado”. Isto é, reduzir o fluxo de caixa. Além disso, manter o estoque elevado carece de maiores gastos, como contratação de estoquistas, maiores custos de manutenção e necessita da aquisição de compartimentos ou prateleiras para armazenamento dos produtos.

Por isso, é aconselhado que os empresários procurem sempre trabalhar com estoque reduzido focando sempre no aumento da eficiência do negócio para que se consiga atender toda a demanda. Mas lembre-se sempre de ter muito cuidado com o estoque! Reduzir demais a quantidade de itens armazenados pode prejudicar a operação da empresa. Então, trabalhe de forma planejada e mantenha sempre o estoque monitorado.

Treine os funcionários

Uma empresa que possui um time qualificado produz em melhor qualidade e maior eficiência. Além disso, funcionários treinados sabem lidar com as mais diversas situações, como controlar os gastos do seu setor e economizar em suas tarefas.

Agora que você já sabe como cortar gastos..

Que tal aplicar os 4 Passos para fazer um controle eficiente do fluxo de caixa?

Sobre o autor

José Olavo

Deixar comentário.