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Provavelmente você já ouviu falar no termo fidelização de clientes. E você deve imaginar que fidelizar clientes signifique fazer com que o cliente prefira a sua empresa mesmo havendo outras opções para ele escolher. O que talvez você não saiba são os benefícios da fidelização do cliente para a sua empresa.

Algumas pessoas não tem o costume de fidelizar seus clientes, algumas por acharem que não é certo fazer isso, outras por não perceberem os benefícios dessa ação. Primeiramente é importante falar que a fidelização dos clientes é totalmente legal e deve ser feita.

Com relação aos benefícios, nós preparamos uma lista com alguns deles para que você possa entender um pouco melhor sobre esse assunto. Confira!

1. Redução dos custos de captação

Pense em quanto você precisa investir por mês em propaganda para atrair novos clientes. A função principal dessas propagandas é trazer os clientes para dentro da sua empresa evitando que você tenha prejuízo, certo?

E se seus clientes pudessem fazer isso por você? Esse é um dos benefícios da fidelização dos clientes. Clientes que apreciam sua empresa e escolhem ela apesar de terem outras opções, também são clientes que sempre que precisarem irão recorrer a você. Além disso, esses clientes podem fazer indicação boca a boca, aumentando mais ainda o seu número de clientes e poupando parte do investimento que seria feito em propaganda.

2. Boca a boca positivo vale mais do que propaganda

Imagine que você viu na televisão uma propaganda sobre uma oficina e decidiu ir nela. Seu amigo ao saber da sua escolha disse que ela não era boa e que era melhor você ir na oficina que ele sempre vai.

Nessa cena acima, o que você faria? Exatamente, você escutaria seu amigo. O boca a boca tem um poder de atração muito maior do que a propaganda. Logo, um cliente que já é fiel a sua empresa pode trazer mais clientes que vão se comportar da mesma forma ele. Por esse motivo o boca a boca em algumas empresas tende a ser mais efetivo que apenas o uso da propaganda.

3. Seleciona o público que você quer atender

Sabe aquela história de que a gente se relaciona com pessoas parecidas conosco? Pois é, ela em parte é real. E disso é possível tirar outro dos benefícios da fidelização dos clientes.

Se você quer selecionar seu público, que tal começar a fidelizar as pessoas que você gostaria de atender sempre? Consequentemente elas vão indicar o seu serviço para pessoas que têm o mesmo padrão de comportamento que elas. Assim você fideliza seus clientes e ainda seleciona qual clientela quer atender.

4. Pode cobrar mais

Uma clientela fidelizada confia nos seus serviços. Eles escolhem sempre a sua empresa pela confiança que tem nos profissionais, no trabalho que é feito e no atendimento que recebem.

Se você oferece a seus clientes todos esses benefícios (bons serviços, profissionais e atendimento), não seria possível cobrar mais? Na verdade é sim, esse é um dos benefícios da fidelização dos clientes. Quando você fideliza um cliente ele se torna menos sensível ao preço. Para ele é mais fácil pagar um pouco a mais pelo seu serviço do que se arriscar procurando outro profissional que talvez não seja tão competente e atencioso quanto você.

Investir na fidelização dos clientes traz vários benefícios para sua empresa. É mais barato fidelizar um cliente do que atrair novos. E, no final das contas, a fidelização de clientes é um modelo muito mais seguro de relacionamento do que apenas vender pelo menor preço do mercado.

Agora que você já sabe quais os benefícios da fidelização de clientes..

Que tal aprender As 6 melhores dicas para começar a fidelizar clientes? Dessa forma, você já sai aplicando no seu negócio!

Sobre o autor

José Olavo

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