Todo empreendedor sabe que é fundamental contar com um time de funcionários que conheça os processos e seja engajado nos objetivos da empresa. Por isso, adotar estratégias para evitar a rotação de funcionários é muito importante.

É responsabilidade do gestor encontrar quais são os elementos que mais impactam na motivação do funcionário. Lembre-se sempre de que quanto mais tempo eles têm na casa, mais bem treinados nos processos e mais acostumados com o estilo de trabalho da empresa eles estão.

Investir tempo e dinheiro em contratações e treinamentos de novos colaboradores pode ser um grande problema para a sua oficina. Por isso, o melhor caminho é garantir a satisfação daqueles que já fazem parte do time. Nesse artigo vamos oferecer quatro dicas preciosas para reduzir a rotação de funcionários na sua oficina. Acompanhe!

Invista em sua equipe

Independente do ramo ou setor de atuação, todo colaborador quer ser reconhecido e valorizado pelo seu trabalho. E não seria diferente em sua oficina mecânica. A melhor forma de fazer isso é investir em cada um dos seus funcionários.

É claro que um bom salário é importante, mas o reconhecimento vai muito além disso. Ofereça treinamentos constantes, que os tornem profissionais cada vez mais qualificados e preparados. Além disso, monte um plano de carreira, pensando em eventuais promoções para cada um. Invista também em pequenas mudanças no dia a dia que façam com que eles se sintam valorizados e reconhecidos. Que tal comemorar os aniversários do mês, por exemplo?

Aposte nos feedbacks

A prática de oferecer feedbacks, ou seja, retornos sobre o trabalho de cada um, é essencial – não pense duas vezes antes de adotar essa cultura em sua empresa. Um bom feedback permite que o funcionário saiba como está o seu trabalho, o que tem feito de forma satisfatória e o que precisa melhorar.

Esse direcionamento é muito importante para que o funcionário se envolva com a empresa e se dedique a ser cada vez melhor. Lembre-se que o feedback deve ser dado com muito profissionalismo e gentileza e que é sua responsabilidade apontar tanto os pontos negativos quanto os positivos.

Converse com o seu time

O diálogo faz toda a diferença na relação do seu time com a empresa. Tenha sempre em mente que os seus colaboradores vivem uma rotina intensa dentro da oficina e que, justamente por isso, podem ter uma série de opiniões e questões importantes sobre os processos.

Esteja sempre aberto a conversar, ouça as colocações do funcionários e se mostre disponível para alterar o que for possível. Preocupe-se sinceramente com o bem estar de cada um.

Compartilhe também um pouco da sua rotina com eles: mostre quais são as expectativas em relação a empresa e ao trabalho de cada um, fale da sua experiência, divida o conhecimento. Essa interação é muito importante e faz toda a diferença na motivação de cada um.

Ofereça benefícios

Os benefícios nem sempre são financeiros. Muitas vezes, os seus funcionários estão em busca de mais qualidade de vida, aprendizado ou oportunidades. Por isso não pense que aumentar o salário vai garantir a manutenção de alguém na sua equipe.

Pense a longo prazo: desenvolva um programa de rodízio de folgas semanais, encerre o expediente mais cedo uma vez ou outra, incentive a prática de esportes, ajude o seu colaborador a fazer um curso de capacitação, etc. São muitas as possibilidades de benefícios para os colaboradores da oficina.  

Agora que você já sabe como cuidar da motivação e evitar a rotação de funcionários da oficina mecânica, é só colocar as dicas em prática. Você vai ver como o seu time vai ficar muito mais motivado e envolvido com o trabalho. E, claro, isso faz toda a diferença.

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Sobre o autor

José Olavo

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