O que difere uma oficina mecânica de outra? Com certeza, é o bom atendimento. Pois, por mais que um estabelecimento tenha preço melhor, ainda assim, a confiança e a credibilidade do empreendimento no mercado são fundamentais para atrair uma boa clientela.

E para oferecer um ótimo atendimento e, consequentemente, construir uma reputação positiva no mercado, é imprescindível que a oficina tenha os melhores colaboradores. Sendo assim, o que é preciso para encontrar e contratar funcionários qualificados para uma oficina mecânica?

A resposta para essa pergunta, você encontra ao longo deste post. Confira!

Tenha o perfil desejado em mente

Antes de começar um processo seletivo, é preciso ter clareza quanto à capacidade técnica e experiência do profissional que vai ocupar a vaga.

Logo, é importante delinear todas as responsabilidades e os pontos cruciais necessários ao desempenho da atividade antes de recrutar candidatos. Assim, fica mais fácil selecionar currículos e encontrar os mais qualificados para a função.

Faça uma análise criteriosa do currículo

Verifique as experiências profissionais, o tempo de permanência em cada empresa, as qualificações etc. Observe todos os dados colocados no currículo e faça perguntas para entender melhor cada um dos itens inseridos no documento.

Para aproveitar melhor a entrevista, faça observações prévias no currículo e questione o candidato sobre cada uma delas. Não se atenha somente ao que está escrito. Ouvir do profissional sobre as experiências dele pode ser ainda mais proveitoso do que simplesmente ler o documento.

Combine um período de experiência

Para contratar um funcionário qualificado é importante verificar na prática como é o comportamento e a capacidade técnica dele. Para isso, é preciso colocá-lo no ambiente de trabalho. O ideal, então, é combinar com o profissional um período de experiência antes da contratação efetiva. 

Dessa forma, será possível analisar o trato dele com o cliente, suas dificuldades e facilidades em executar o serviço. E mais: averiguar se está disposto a aprender, se tem as habilidades necessárias para realizar as funções e sinergia com a cultura do ramo.

Ofereça um salário atrativo

Quando uma empresa valoriza financeiramente seus colaboradores, ela chama a atenção de outros que estão no mercado e faz com que eles queiram trabalhar ali. Por isso, ter um salário atrativo, com benefícios e gratificações, é uma ótima estratégia para encontrar e contratar profissionais qualificados.

Pesquise quanto o mercado paga por um bom profissional e crie diferenciais para a sua oficina. Não se esqueça que, ao contratar os melhores profissionais, o seu empreendimento vai oferecer um serviço diferenciado aos clientes, o que favorece os negócios.

Esteja disposto a treinar

Por mais qualificado que um profissional seja, ele sempre tem algo a aprender. Portanto, dificilmente será possível encontrar alguém que tenha uma postura ética, compactue com todos os valores da oficina e ainda tenha a experiência técnica e prática necessárias para a execução de um bom trabalho.

Logo, é indispensável que o contratante tenha também a disposição para investir no novo colaborador. Através de cursos ou de um treinamento, é fundamental que o contratante prepare o funcionário de acordo com o que ele espera obter do seu trabalho.

Agora que você já sabe como montar a sua equipe..

Que tal aprender a Criar metas para os funcionários da sua oficina?

Sobre o autor

José Olavo

Deixar comentário.