Leia em: 3 minutos

 

Para muitos, decorar o veículo em época de Copa é reunir duas grandes paixões: futebol e carro. É o momento de colocar bandeiras, colar adesivos, prender fitas e por aí vai. Mas uma decoração mal posicionada pode trazer riscos para motoristas, passageiros e terceiros, danificar o bom funcionamento do automóvel, além de gerar multas.

Para você curtir a festa do futebol da maneira que gosta, com segurança e tranquilidade, separamos algumas dicas. Vem conferir!

Cuidados com a decoração

Bandeirinhas de janelas e fitas de antenas têm aprovação por parte do Detran. Mas, ambas precisam estar bem afixadas, de modo que não se soltem durante a locomoção, prejudicando o trânsito. Do contrário, elas podem custar ao motorista uma multa de até R$ 127.

As capas de retrovisores são também uma ótima alternativa para decorar o carro. Tenha cuidado, porém, para que não comprometam a visão dos espelhos. Afinal, o enfeite não deve afetar a função dos acessórios.

Outras capas, como as de capô e porta-malas, requerem atenção redobrada. Um dos motivos é quanto ao bloqueio das entradas de ar. Isso porque quando o adorno tampa estes canais faz com que o motor trabalhe com a temperatura acima do normal, causando um superaquecimento da peça e, em alguns casos, até a queima da junta de cabeçote no sistema de arrefecimento.

A outra questão se refere a danos na pintura do veículo, geradas pela tinta da decoração em contato com o capô, aquecido pelo motor. A capa, molhada por alguma razão, como, por exemplo, a chuva, pode, devido ao calor, danificar o verniz do automóvel.

 Vale ressaltar que esse tipo de enfeite não deve ser utilizado em rodovias; apenas em vias urbanas onde a velocidade não ultrapassa os 60 km/h.

Além disso, ao colocar bandeiras e capas no porta-malas, bastante comuns em veículos como Saveiro, o torcedor deve cuidar para que a placa de identificação esteja sempre visível.

Com relação aos adesivos, a norma estabelece que nos vidros da frente eles tenham um grau de transparência igual a 20%, já que é necessário que o motorista possua no mínimo 70% de visibilidade.

A propósito, sabemos que é bem difícil de controlar uma comemoração de vitórias, mas o “buzinaço” é considerado infração. Por isso, tenha moderação.

O que não falta no povo brasileiro é a criatividade. Encontramos, inclusive, um Voyage à venda, já todo decorado, pronto para Copa. É, mas independente da decoração, se é um carro zero KM ou um  Corsa usado, o importante é torcer com responsabilidade! De resto, vista sua camiseta verde e amarela e faça a festa!

Curiosidades sobre a Copa do Mundo de 2018

  • A Rússia já sediou grandes torneios e eventos esportivos, incluindo os jogos olímpicos, mas é a primeira vez que o país recebe a Copa do Mundo.
  • A mascote da Copa do Mundo de 2018 é um lobo chamado Zabivaka cuja tradução significa “aquele que escreve”. A escolha foi feita por crianças russas através de uma votação online.
  • Entre o grupo de árbitros, temos a primeira mulher na história da copa a ocupar essa posição.
  • A Itália não está participando da copa, pois foi derrotada pela Suécia – eliminação que surpreendeu a muitos. Ao todo, o evento envolve 32 países.
  • No total, já houve 20 edições da Copa. O Brasil é o país que obtém o maior número de conquistas, seguido pela Itália e Alemanha.
  • Aliás, a Alemanha é a grande favorita desta copa. Na sequência, temos o Brasil e a Espanha como possíveis ganhadores do título.
  • Os jogos serão realizados em 11 cidades russas, dentre elas, Moscou e São Petersburgo. Para sediar os jogos, quatro estádios foram reformados e 8 foram construídos do zero. Todos possuem tecnologia de luxo devido às condições climáticas do país.
  • O frio característico da região fez com que fosse necessária a instalação de grandes máquinas de aquecimento nos estádios com a intenção de manter a temperatura agradável para a prática do esporte.
  • Com o objetivo de tornar a Copa do Mundo de 2018 o evento mais movimentado de todos os tempos, a Rússia abriu uma exceção e permitiu a entrada de todos os torcedores ao país sem o visto. Basta apenas apresentar o comprovante da compra do ingresso ou o próprio ingresso para acessar o país.

Gostou das nossas dicas e curiosidades sobre a Copa?

Então, compartilhe em suas redes sociais!

 

                   Este conteúdo é fruto da mais nova parceria da FalaAuto:                            o portal Chaves na Mão.

Sobre o autor

José Olavo

Deixar comentário.