Leia em: 2 minutos

Para conseguir manter o negócio competitivo e lucrativo, muitos gestores optam pela criação de metas para os funcionários. Em uma oficina mecânica, essa realidade não deve ser diferente.

Definir objetivos para a equipe é fundamental, a fim de deixar claro o que cada um precisa alcançar e para projetar o futuro da empresa. Entretanto, essa não é uma tarefa simples de realizar.

Para ajudar você a envolver os colaboradores e elaborar propósitos desafiadores para todos, fizemos um passo a passo neste artigo. Confira!

Incentive os funcionários a participar da definição de metas

Mesmo que o grupo não tenha conhecimentos gerenciais, é ele que está em contato direto com os clientes. Sendo assim, a contribuição da equipe é fundamental para levantar as necessidades dos consumidores e projetar metas adequadas.

Além disso, quando você envolve os funcionários no planejamento e na administração da oficina, eles se sentem responsáveis pelo sucesso do negócio, o que diminui possíveis insatisfações.

Vale ressaltar que incluir as pessoas nessa discussão não significa acatar a todas as propostas. Se a ideia não for boa, saiba comunicar corretamente e explique o porquê de não ser aproveitada.

Estabeleça metas viáveis

Agora que você já envolveu os profissionais e captou as ideias, o próximo passo é determinar metas que sejam desafiantes e possíveis de serem alcançadas. Pegue os números da sua oficina como base e avalie as características de cada colaborador.

Se após analisar os indicadores você concluir que é preciso aumentar as vendas, comunicar para todos que é preciso vender mais não será o suficiente. O correto é estipular x% de crescimento e traçar estratégias.

Para ter bons resultados, você deve identificar os funcionários com o perfil de bom vendedor e exemplificar os serviços adicionais que possam ser oferecidos. Metas inviáveis desmotivam o grupo e prejudicam a oficina.

Prepare a equipe na hora de criar metas para os funcionários

Um erro muito comum dos gestores de empresas é esperar que os objetivos sejam alcançados sem que o time esteja preparado para desenvolver bem o trabalho.

Tendo as metas individuais como base, realize treinamentos adequados para potencializar as atividades. Leve em consideração o perfil dos funcionários para garantir que a capacitação escolhida tenha o efeito esperado.

Acompanhe os resultados

O acompanhamento dos resultados contribui para uma reavaliação das metas propostas. A periodicidade depende dos prazos estabelecidos, do tamanho da sua oficina, dos resultados conquistados e dos imprevistos que venham a surgir.

Nessa etapa, você deve ficar de olho no cronograma, analisar o desenvolvimento da equipe e propor planos de ação quando julgar necessário. A falta de acompanhamento interfere no andamento do projeto e reduz a possibilidade de sucesso.

Ofereça uma recompensa atrativa

Para aumentar o engajamento do grupo, é importante que você ofereça prêmios ou bônus para aqueles que se destacarem e cumprirem suas metas. Essa recompensa deve ser comunicada no início, o que estimula o comprometimento.

Ao definir a bonificação pelos resultados, é preciso pensar na dificuldade de cada objetivo proposto, nos recursos que sua oficina possui e no tipo de premiação que é valorizada pelos funcionários.

Se você quer incentivar ainda mais a sua equipe, faça uma cerimônia de reconhecimento, gerando um momento de integração entre os participantes.

 

Agora que você já aprendeu a criar metas para os colaboradores..

Que tal seguir as nossas 5 Dicas para Aumentar a Produtividade dos Funcionários da Oficina

Sobre o autor

José Olavo

Deixar comentário.