É mais barato e lucrativo para sua oficina reter os clientes existentes do que adquirir novos. O elemento mais importante, no que se refere ao relacionamento com os clientes, é oferecer excelentes serviços. Afinal, um trabalho de qualidade é a base sobre a qual se sustenta qualquer estratégia de negócios.

Se você aplicar estas dicas facilmente executáveis, terá maiores chances de conquistar clientes satisfeitos e leais.

Assuma a responsabilidade pelos problemas que surgirem

Seja honesto! Se você cometer algum equívoco, admita. Se um determinado serviço for demorar mais do que o inicialmente combinado, informe o cliente. Caso não saiba como responder a uma pergunta, diga simplesmente que não sabe a resposta, mas que vai descobrir e comunicá-lo assim que possível.

As pessoas gostam de transparência e se encantam com demonstrações de genuína humildade e falta de arrogância. Isso ajuda a acalmar clientes irritadiços e a melhorar a reputação de sua oficina.

Abrace as queixas

Quando um cliente se queixar de determinado produto e/ou serviço de sua oficina, use essa informação para criar uma correção. Quer impressionar ainda mais os clientes? Escreva sobre o problema — e como você o solucionou — em seu site, blog, Facebook, Twitter ou em sua newsletter, agradecendo a pessoa que apontou a falha.

Responda rapidamente às consultas dos clientes

Seja receptivo e ágil em suas respostas. As pessoas tendem a ficar agradavelmente surpresas quando suas consultas são prontamente respondidas. É claro que, devido à “correria” que marca o cotidiano de uma oficina, nem sempre é viável o fornecimento imediato de orçamentos e avaliações.

Se você puder demonstrar ao cliente que está ciente de suas necessidades e, o quanto antes, oferecer-lhe uma solução, certamente estará fortalecendo o relacionamento e caminhando a passos largos para a fidelização do mesmo.

Use as redes sociais para estreitar a relação com seus clientes

Redes sociais, como Facebook e Twitter, podem ser ótimas aliadas para incrementar o atendimento aos clientes. Sua oficina pode utilizá-las como um canal aberto, mostrando-se sempre disponível para atender os clientes no momento em que precisarem — seja para responder perguntas ou fechar negócios.

Atender bem significa fazer-se presente no instante em que seus serviços são necessitados e essas ferramentas viabilizam isso.

Realize acompanhamentos de pós-vendas

Contate os clientes após terem adquirido os produtos e/ou serviços da sua oficina. Pergunte se tudo está funcionando como esperava, se ele precisa de ajuda com algo ou se tem dúvidas.

Em certas ocasiões, as atividades de pós-venda revelam problemas despercebidos e que poderiam prejudicar futuros negócios. Realizando o acompanhamento de pós-venda, você pode identificar e resolver questões, além de obter novas ideias sobre seus produtos e serviços. Dessa forma, você garante a satisfação do cliente, deixando-o muito mais propenso a comprar novamente e recomendá-lo a amigos e familiares.

Que tal garantir a manutenção desse relacionamento?

Aprenda agora mesmo sobre Como melhorar a experiência do cliente? Eis a nossa dica!

Sobre o autor

José Olavo

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