Está cada vez mais difícil se destacar na área da saúde. Isso porque todo ano, novos profissionais chegam ao mercado e a concorrência, que já não é pouca, aumenta ainda mais. Foi-se a época em que o tempo de atividade realmente impactava na decisão de um potencial cliente. Hoje, nem mesmo a variedade de convênios ou as condições de pagamento para atendimentos particulares são considerados diferenciais pelo consumidor.

O que é preciso fazer, então, para evitar a agenda vazia? Como atrair mais pacientes para o seu consultório? As respostas para estas e outras questões você encontra neste post. Por isso, continue a leitura!

Por que o método tradicional não funciona como antes?

Correndo o risco de soar óbvio, a melhor explicação para esta pergunta é o fato de que o mundo não é mais o mesmo. Dia após dia, as coisas mudam na velocidade da medição de temperatura com termômetro infravermelho. E é preciso se adaptar para não ser suprimido.

Por exemplo, no passado, praticamente todas as cirurgias eram realizadas com bisturis. Hoje, porém, a maioria delas é operada a laser. Eis o meu ponto: ainda é possível utilizar a técnica antiga para curar uma enfermidade ou aprimorar a estética? Claro que sim. Mas, diante da infinidade de benefícios que o procedimento moderno propicia, tais como maior precisão, mais rapidez e menor desconforto, não faz muito sentido investir na opção cujos resultados não são os melhores, não é mesmo? 

No âmbito do marketing, não é diferente. Propagandas por meio de jornal, revista, rádio, TV, outdoors e panfletos ainda funcionam, mas já não são as estratégias mercadológicas mais eficazes da atualidade.

Quais são as práticas mais modernas?

Primeiramente, é importante entender o público para o qual destinamos o nosso serviço.

Para atender aos Millennials, por exemplo, uma geração que já nasceu em um mundo completamente conectado e que em 2025 representará 75% da massa de consumo, é indispensável investir no meio digital. Sites, blogs, páginas nas redes sociais, anúncios virtuais, aplicativos e tudo o que envolve o inbound marketing certamente funcionará como um imã no processo de atração de novos pacientes para o seu consultório.

Não se trata simplesmente de aderir a uma nova “moda”. Mas, sobretudo, de providenciar a sua existência no universo em que o seu cliente está inserido.

São recursos que farão a diferença entre continuar no mercado ou ser extinto por ele. Fora o fato de que maioria tem um custo bem menor do que o do marketing tradicional, com a ressalva de ser muito mais eficiente para o que se propõe.

No que as clínicas de sucesso estão investindo?

Atrair mais pacientes para o seu consultório nos dias de hoje depende essencialmente de dois fatores: experiência do cliente e avaliações online. Conjugadas, essas variáveis são as verdadeiras responsáveis por lotar as agendas das clínicas porque não apenas alinham o foco da empresa com o do consumidor, mas em particular o ajustam com o do potencial cliente.

Explico: já que 97% dos consumidores pesquisam por profissionais da saúde na internet antes de marcar uma consulta, é crucial se preocupar com as opiniões sobre o seu consultório na rede. E para que as críticas encontradas sejam as mais favoráveis possíveis, é igualmente vital se empenhar em encantar o cliente.

Logo, o presente mecanismo não visa apenas o sentimento que você causa no seu paciente no instante em que ele interage direta ou indiretamente com a sua empresa. Mas antevê a propagação dessa vivência nos principais canais da web para captação de mais clientes.

Dessa forma, a linha de raciocínio das clínicas de sucesso é uma só: consumidores satisfeitos escrevem reviews positivas e avaliações online positivas atraem novos pacientes. 

Qual a estratégia ideal?

A base da estratégia ideal reside primariamente na compreensão de que hoje lidamos com o cliente 3.0. Um consumidor exigente, imediatista, antenado e comunicativo. Alguém que recorre aos feedbacks alheios para formar a própria opinião e que igualmente se mostra disposto a contribuir com o seu parecer.

O que o seu futuro paciente busca transcende a informação que você divulga e, portanto, dispensa o gigantesco montante alocado no marketing convencional. Para atrair mais pacientes para o seu consultório é imprescindível investir em reputação.

Os outros elementos, todos, podem complementar e até colaborar neste processo. Mas o alicerce é indiscutivelmente a imagem que você reflete; aquilo que as pessoas estão falando sobre a sua empresa na rede – a sua reputação.

Ficou curioso sobre o tema?

Que tal explorar um pouco mais a respeito da Reputação no Ramo da Saúde?

Sobre o autor

Tatiana Pinheiro

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