A fidelização de clientes é uma das melhores estratégias para aumentar a lucratividade do seu negócio, pois, além de ser mais rentável, também ajuda muito na captação de novos interessados.

O processo que ocorre é o seguinte: quem gosta de determinada marca, serviço ou atendimento acaba falando bem e indicando esse “achado” para outras pessoas.

Por isso, o marketing boca a boca é fundamental. A propaganda feita pelos próprios clientes traz muito mais credibilidade para a informação, gerando resultados positivos.

A seguir, vamos mostrar as melhores 6 práticas para você investir em fidelização de clientes e alavancar o seu negócio!

1. Conheça bem o seu cliente

O primeiro passo é saber quem é o seu cliente, como ele se comporta, quais são as suas necessidades e os seus desejos e quais são os diferentes perfis e segmentos de consumidores que o negócio possui.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas e até mesmo nas conversas do dia a dia. Vale também investir em tecnologias e ferramentas de relacionamento, se for possível.

2. Coloque-se no lugar do cliente

Uma vez que os diferentes perfis e segmentos foram identificados, é preciso saber como os clientes pensam e se sentem em relação ao atendimento.

Tendo essas informações, é importante interpretá-las sob o ponto de vista do cliente. Ou seja, isso significa olhar com os olhos do consumidor para o negócio para poder identificar oportunidades de melhoria.

3. Destaque-se na qualidade do atendimento

Além de enxergar o negócio com a perspectiva do cliente, olhar nos olhos dele também é um forma de criar um diferencial para o seu atendimento.

Ter empatia e ser transparente nas informações aumenta a satisfação do consumidor em relação ao atendimento recebido e estreita o vínculo dele com o seu negócio.

Outras formas de se destacar no atendimento incluem montar um ambiente que cause uma boa impressão, onde as pessoas se sintam bem, e personalizar a experiência com a marca ou o serviço, fazendo com que cada cliente se sinta especial.

4. Recompense os clientes mais fiéis

Todo cliente almeja ser tratado com exclusividade. Por isso, investir em promoções especiais e outras formas de recompensa, como privilégios na obtenção de produtos, por exemplo, estimula a fidelização.

As recompensas podem variar de acordo com cada segmento de clientes, incluindo ações de marketing, eventos, promoções e brindes. Quanto maior a exclusividade das recompensas, melhor.

5. Crie um programa de fidelização de clientes

Além disso, não podemos tocar no assunto de fidelização sem mencionar os próprios programas de fidelidade. Eles demonstram a clara intenção do negócio em investir na reciprocidade.

Por isso, você deve ser claro com os clientes quanto ao funcionamento desse tipo de iniciativa e aos benefícios oferecidos. É preciso que os programas de fidelidade mantenham a relação com a marca, mas tenham uma identidade própria.

6. Peça feedback

Por fim, não adianta colocar diversas estratégias em prática sem medir o retorno delas para o negócio.

As pesquisas de satisfação podem ser feitas nos mais diversos canais. Quanto mais opções disponíveis para o cliente se comunicar, melhor, pois, assim, é possível se relacionar com diferentes perfis consumidores.

Isso inclui uso de aplicativos móveis, envio de mensagens via SMS e redes sociais e pesquisas que tratam especificamente de avaliar a satisfação em relação ao atendimento, por exemplo.

Além disso, se você investe na divulgação do seu negócio na internet, já deu mais um passo adiante na disputa com a concorrência, pois é no meio digital que os consumidores de hoje estão trocando informações sobre a reputação de empresas e seus produtos.

Sobre o autor

José Olavo

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