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Dizem por aí que montar um negócio é como criar um filho: você planeja, investe (e muito!) e deseja que ele cresça saudável e prospere. A comparação até que faz um certo sentido, especialmente com relação às preocupações e ansiedades quando as coisas com a “cria” não vão lá muito bem.

Nesta ocasião, é bastante comum que o empresário comece a se culpar pela falta de êxito e a se questionar quanto à sua capacidade de gerir o próprio negócio. No entanto, antes que você abandone o barco, acompanhe a leitura e veja as cinco razões que podem estar prejudicando o avanço da sua companhia.

Por que a minha empresa não vende?

Esta é uma das dúvidas mais frequentes entre os empresários com negócios de qualquer ramo ou porte. E, normalmente, esta questão vem acompanhada de outras duas: “o que estou fazendo errado?” e “o que estou deixando de fazer?”.

É fato que muito do que acontece com o estabelecimento é reflexo do comportamento de seu gestor. Mas não saia tomando providências desenfreadamente com base em “achismo”. Aproveite o quadro de estagnação da companhia para analisar a verdadeira origem da presente situação.

1- Trata-se de um período de crise?

Às vezes, os empreendedores encontram-se tão concentrados e envolvidos com as atividades de seu estabelecimento, que simplesmente ficam alheios às notícias. O mercado oscila bastante e muitos episódios podem acabar afetando o bom andamento dos negócios. Portanto, faça uma pausa e tome conhecimento dos assuntos para descartar, com propriedade, esta alternativa.

2- A questão é a concorrência?

A competição abrange todo tipo de negócio. Mais cedo ou mais tarde, sempre surge um concorrente. E para que um estabelecimento se destaque entre os demais, é preciso oferecer, além das qualificações mínimas para a execução do trabalho, excelência no atendimento, qualidade de produtos e serviços e flexibilidade nas condições de pagamento.

Na maioria dos casos, este fatores tornam-se diferenciais na escolha de um cliente. Por isso, para eliminar esta opção, avalie minuciosamente o que a sua empresa vem entregando.

3- Tem relação com o processo de vendas?

Processo de vendas é um esquema de fases pelas quais o cliente passa,  orientado pelo comerciante, até realizar uma compra. Pode soar estranho, mas toda venda deve ser estruturada de modo que simples atendimentos sejam convertidos em metas alcançadas.

Quando estas etapas não estão muito bem definidas ou não são de total conhecimento da equipe, os resultados podem ficar comprometidos. Logo, procure esclarecer os procedimentos e familiarizar a todos do time sobre eles. O monitoramento é uma excelente alternativa para desconsiderar tal hipótese.

4- É caso de marketing?

Promover o seu estabelecimento, bem como os serviços que oferece, tem um impacto gigantesco nos negócios. Então, se você deixa de investir na autopromoção pode estar perdendo grandes oportunidades de venda. Já diz  o ditado: “quem não é visto não é lembrado”. Portanto, explore a sua marca, divulgue-a da maneira que julgar mais adequado, visando sempre atingir o público-alvo, e garanta que este não seja um obstáculo na sua ascensão.

5- Diz respeito à reputação?

A fama de uma empresa é definitivamente um fator importante no sucesso. A questão é que esta variável parte da experiência do cliente. E para tomar conhecimento desta informação é necessário que o trabalho ultrapasse a fronteira da finalização da compra.

Você sabe qual é a imagem que os consumidores possuem da sua empresa? Tem feito algo para elevar a reputação do seu estabelecimento? Encontre uma brecha na agenda para verificar o que as pessoas estão falando sobre a sua companhia. Esta pode ser a solução para o entrave que a sua companhia está enfrentando.

Enfim, não deixe de avaliar cada uma das questões que podem estar impedindo o progresso da sua empresa. É bem provável que a investigação leve um pouco mais de tempo do que você está considerando destinar para este propósito. Entretanto, uma vez diagnosticado, fica muito mais fácil resolver o problema.

Lembre-se: é com o crescimento e sucesso do seu patrimônio que estamos lidando e no seu legado sempre vale a pena investir.

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Sobre o autor

Tatiana Pinheiro

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