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Manter uma boa reputação da empresa é essencial para que o empreendimento continue forte e presente no mercado. Em época de crise econômica, essa afirmação fica ainda mais verdadeira. Perder algum cliente ou vários não é nada bom para enfrentar a concorrência.

Por isso, é preciso investir em diversas maneiras que façam com que a sua empresa seja reconhecida no mercado e, assim, melhore a reputação. A qualidade deve ser sinônimo de tudo dentro dela, desde o serviço/produto até o atendimento ao cliente.

Confira abaixo algumas dicas que vão fazer com que o seu negócio seja reconhecido e mostrar aos concorrentes que eles não estão enfrentando um amador qualquer.

1. Priorize sempre o cliente

Parece óbvio, mas não é. Muita empresa, inclusive muito concorrente seu, usa da palavra para afirmar que faz isso, mas na prática mesmo nada de real acontece. É preciso priorizar o cliente em todas as formas. Seja no atendimento via telefone, na forma de pagamento, no tipo de serviço que ele deseja ou no prazo que ele precisa.

Tudo deve ser feito de acordo com a vontade do cliente: quanto mais você conseguir satisfazê-lo, melhor vai ser a reputação da empresa.

2. Faça um atendimento que construa a reputação da empresa

A principal forma de mostrar para o seu cliente que ele é bem-vindo na sua empresa é prestando um bom atendimento. Para oferecer o melhor para o consumidor, você precisa de profissionais motivados e felizes. 

Caso você tenha uma empresa maior, que use um contact center, por exemplo, invista em bons softwares e equipamentos para garantir um atendimento de qualidade para os seus clientes atuais e futuros.

Muitos empreendimentos que sabem trabalhar com relacionamento ganham vários novos consumidores em uma simples conversa por telefone ou chat online. Fique atento a isso.

3. Fique de olho nas avaliações

Se você tem uma empresa, provavelmente ela já sofreu algum tipo de avaliação na internet. Seja em um comentário no Facebook ou uma reclamação no Reclame Aqui. O ideal é que você fique sempre atento a essas solicitações. Responda assim que ler e solucione o problema da pessoa.

Quanto mais ágil você for nessa resolução, melhor fica a reputação da sua empresa e mais confiança vai ter dos clientes. No lugar de ter avaliações ruins, elas vão passar a ser boas e virem junto com recomendações.

4. Seja uma empresa recomendada

Não adianta: entra ano, sai ano e o marketing que mais dá certo para toda e qualquer empresa é o famoso boca a boca. Quanto mais recomendado for o seu empreendimento, mais clientes ele vai ter — pode ter certeza disso.

Mas conseguir isso não é fácil. Você precisa oferecer bons produtos ou serviços; com preço justo; variadas formas de pagamento; atendimento excelente; boa política de trocas e devolução; e ser rápido na solução de problemas.

Se você tiver isso tudo, as recomendações já estão chegando. Uma dica é incentivar comentários positivos nas redes sociais a partir de publicações e promoções.

5. Use softwares de gestão de reputação

A tecnologia está aí para te ajudar a melhorar cada vez mais o seu trabalho e os seus lucros. Não tenha medo dela, pois ela existe exatamente para facilitar a sua vida. Os softwares de gestão de reputação são um exemplo claro disso.

Eles vão te auxiliar a melhorar a qualidade de toda a estrutura da sua empresa, o que vai fazer com que você seja mais recomendado e a sua reputação chegue lá em cima. Quanto mais profissional for o seu trabalho, mais a sua empresa vai deixar a concorrência para trás.

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Sobre o autor

José Olavo

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