Leia em: 2 minutos

 

Aumentar a produtividade dos funcionários é um desafio para os proprietários de oficinas mecânicas, sobretudo em tempos de crise econômica, época em que não são raras as situações que se faz necessário trabalhar com um quadro mais enxuto.

Pensando em ajudar você nesse processo, elaboramos 5 dicas que farão da sua oficina um case de sucesso quando se fala em produtividade. Ficou interessado? Então continue a leitura e confira!

1. Invista na capacitação dos funcionários

Em muitas ocasiões, funcionários levam bastante tempo para realizar uma tarefa pela falta de conhecimento ou desuso de técnicas mais modernas.

São por esses motivos que o primeiro passo para quem deseja aumentar a produtividade dos colaboradores é o investimento na capacitação profissional. Você pode promover treinamentos, cursos, palestras e workshops com uma frequência determinada, fazendo com que todos os funcionários sejam nivelados pelos seus conhecimentos profissionais.

2. Mantenha o ambiente sempre organizado

As oficinas mecânicas se caracterizam pela grande quantidade de equipamentos disponíveis para que os profissionais executem seus trabalhos. Dentro desse contexto, manter tudo sempre limpo e organizado é fundamental, pois os profissionais terão mais facilidade de encontrar uma ferramenta ou uma peça específica.

Uma ideia interessante é desenvolver na oficina a metodologia japonesa dos 5S: senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.

3. Tenha uma boa comunicação interna

Para evitar enganos e mal-entendidos, que atrasam as tarefas ou geram retrabalho, é crucial que a oficina tenha uma boa comunicação interna. 

Uma forma simples, prática e bem tradicional é a utilização de murais. Eles devem estar sempre atualizados e conter informações relevantes aos colaboradores.

4. Desenvolva lideranças internas

Em oficinas de pequeno porte, é comum que os funcionários se dirijam ao dono do estabelecimento para qualquer dúvida ou problema que surja durante a execução dos trabalhos. Contudo, nem sempre é possível estar presente para resolver questões. Logo, criar lideranças internas é imprescindível.

Ter uma ou mais pessoas encarregadas em diferentes áreas da oficina é importante para que as tarefas não sejam interrompidas na ausência do responsável.

5. Desenvolva uma cultura organizacional horizontalizada

Nas empresas mais antigas e tradicionais, a cultura organizacional se dá de forma verticalizada. Ou seja, existe uma classificação na qual o proprietário ou diretor tem mais poder do que as pessoas que pertencem a outros níveis hierárquicos.

Recomenda-se, portanto, a criação de uma cultura horizontal, de modo que todos tenham o mesmo valor para a empresa. Isso não quer dizer que não exista uma hierarquia. Mas  que indiscutivelmente deve haver respeito e diálogo entre todos de maneira igualitária.

Seguindo essas 5 dicas, temos certeza de que você vai conseguir aumentar a produtividade dos funcionários da sua oficina mecânica.

 

Assim como aumentar a produtividade é importante…

Reduzir a rotatividade dos funcionários da oficina também! Aprenda como, clicando no link.

Sobre o autor

José Olavo

Deixar comentário.